(61) 3963-4555

Liberada a concessão de 2,6 mil bolsas para estudos de epidemias

Linha de estudos, que envolve o combate ao coronavírus, contará com estudantes e pesquisadores das áreas de saúde e de exatas; investimento chegará a R$ 200 milhões

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao Ministério da Educação (MEC), lançou nesta quinta-feira, 2 de abril, um programa emergencial para apoiar pesquisas voltadas ao enfrentamento de surtos, de epidemias e de pandemias, como o coronavírus. Ao todo, serão 2,6 mil bolsas para pesquisas nas áreas de saúde e de exatas com investimento de R$ 200 milhões.

Leia mais:Liberada a concessão de 2,6 mil bolsas para estudos de epidemias

'Diário Oficial' publica revogação de dispositivo que permitia suspender salários

Bolsonaro editou MP neste domingo que, entre outros pontos, permitia suspensão dos contratos de trabalho por 4 meses. Trecho foi criticado por políticos, partidos e entidades.

O "Diário Oficial da União" publicou na noite desta segunda-feira (23), em edição extra, a revogação de dispositivo de uma medida provisória que previa a suspensão dos contratos de trabalho por 4 meses (clique aqui para ler o ato de revogação).

Leia mais:'Diário Oficial' publica revogação de dispositivo que permitia suspender salários

Portaria recria CTAA do Sistema de Avaliação da Educação

Foi recriada a Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação (CTAA) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A portaria detalhando as competências e a composição da comissão foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 23 de janeiro de 2020.

Leia mais:Portaria recria CTAA do Sistema de Avaliação da Educação

MEC prorroga período das listas de espera do Prouni e do Fies

Ministério mudou o cronograma para que estudantes não sejam prejudicados por conta da pandemia do novo coronavírus

Larissa Lima, do Portal MEC

Como medida para minimizar os prejuízos da pandemia do coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou por tempo indeterminado o período das listas de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As mudanças foram publicadas na edição desta quarta-feira, 18, do Diário Oficial da União (DOU).

Leia mais:MEC prorroga período das listas de espera do Prouni e do Fies

Abertas as inscrições para elaboradores de itens do Enade 2020 até 16 de fevereiro

Professores da educação superior já podem se inscrever para compor o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES). Os critérios para inscrição foram publicados no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 10 de janeiro, que fica aberta até 16 de fevereiro. As questões armazenadas no BNI são utilizadas na montagem das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020, aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Leia mais:Abertas as inscrições para elaboradores de itens do Enade 2020 até 16 de fevereiro

Termina nesta segunda, 2, o prazo para estudantes complementarem informações do Fies

Termina às 23h59 desta segunda-feira, 2 de março, o prazo para os estudantes pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementarem seus dados na página do programa na internet. Os candidatos devem informar dados bancários, do fiador e do seguro para pagamento da dívida em caso de morte.

As informações prestadas no portal devem ser validadas em até cinco dias junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual o candidato fará o curso. Podem ser solicitados mais documentos ou, em caso de tudo estar correto, o candidato recebe o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), que serve para formalizar a contratação do financiamento.

Leia mais:Termina nesta segunda, 2, o prazo para estudantes complementarem informações do Fies

Prazo para justificar ausência no Enade 2019 termina em 5 de fevereiro

O período para solicitação de dispensa de realização das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019, tanto por iniciativa do estudante quanto da instituição de educação superior, encerra em 5 de fevereiro. O prazo para a análise e a deliberação dos pedidos termina na mesma data. As solicitações são submetidas às instituições de educação superior e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As instituições também já estão habilitadas a apresentar suas declarações de responsabilidade pela regularização do estudante nos casos previstos em edital.

Leia mais:Prazo para justificar ausência no Enade 2019 termina em 5 de fevereiro