(61) 3963-4555

Resultados individuais do Enem 2018 serão liberados nesta sexta-feira, 18 de janeiro

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 serão liberados nesta sexta-feira, 18 de janeiro, na Página do Participante e no Aplicativo do Enem 2018. O acesso aos resultados exige login com CPF e senha. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os participantes que não se lembram da senha cadastrada façam o processo de recuperação com antecedência para terem acesso às notas assim que sejam liberadas.

Leia mais:Resultados individuais do Enem 2018 serão liberados nesta sexta-feira, 18 de janeiro

Censo da Educação Superior 2018 inicia coleta de dados

Todas as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, já podem declarar seus dados no Censo da Educação Superior 2018. O Sistema Censup foi disponibilizado para preenchimento nesta segunda-feira, 14 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e ficará aberto até 26 de abril. A coleta de dados é realizada diretamente no Sistema Censup.

Leia mais:Censo da Educação Superior 2018 inicia coleta de dados

Bolsonaro sanciona lei que permite aluno faltar aula por motivo religioso

A lei, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira, altera as Diretrizes e Bases da Educação Nacional

O presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que permite a estudantes brasileiros faltar a provas, aulas ou deixar de realizar trabalhos escolares por motivos religiosos.

Leia mais:Bolsonaro sanciona lei que permite aluno faltar aula por motivo religioso

Inep capacitará responsáveis pelo preenchimento do Censo da Educação Superior 2018

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) promoverá uma capacitação a distância para os novos Pesquisadores Institucionais (PI) e Auxiliares Institucionais (AI). O objetivo é qualificá-los para assegurar a correta inserção dos dados das Instituições de Educação Superior (IES). O treinamento é indispensável para os Pesquisadores Institucionais que realizarão o preenchimento do Censo da Educação Superior pela primeira vez. As inscrições para a capacitação podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 14 de janeiro.

Leia mais:Inep capacitará responsáveis pelo preenchimento do Censo da Educação Superior 2018

Inep divulga relação dos estudantes regulares no Enade e abre período de solicitação de dispensa

Os relatórios de estudantes em situação regular no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 foram divulgados nesta quarta-feira, 2 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Coordenadores de Curso e Procuradores Institucionais Educacionais podem acessar os nomes dos estudantes pelo Sistema Enade, após acesso autenticado. Também começou nesta quarta-feira o período para solicitação de dispensa, tanto por iniciativa do estudante, quanto da Instituição de Educação Superior (IES); e também para análise e deliberação, tanto por parte das IES e do Inep, das respectivas solicitações de dispensa registradas. As IES também já estão habilitadas a apresentar suas declarações de responsabilidade pela regularização do Estudante, nos casos previstos no Edital Inep nº 40/2018.Confira o cronograma:

Leia mais:Inep divulga relação dos estudantes regulares no Enade e abre período de solicitação de dispensa

Escolas deverão notificar Conselho Tutelar se alunos faltarem a mais de 30% das aulas

Antes, notificação era obrigatória para casos de faltas acima de 50%; medida entrou em vigor nesta sexta (11).

Uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da educação (LDB) deverá melhorar o monitoramento de estudantes de todo o Brasil e tentar minimizar os índices de evasão escolar e distorção de idade-série (quando o aluno apresenta defasagem no nível de ensino que deveria estar em relação à sua idade).

Leia mais:Escolas deverão notificar Conselho Tutelar se alunos faltarem a mais de 30% das aulas

Ricardo Vélez Rodríguez assume MEC e diz que governo combaterá 'marxismo cultural'

Rodríguez nasceu na Colômbia e já escreveu que Brasil se tornou 'refém' de sistema 'afinado' com 'ideologia marxista'. Segundo ele, 'pautas nocivas' aos costumes não serão permitidas.

O professor e filósofo Ricardo Vélez Rodríguez assumiu nesta quarta-feira (2) o cargo de ministro da Educação. No discurso de transmissão de cargo, afirmou que combaterá o "marxismo cultural" e não permitirá que "pautas nocivas" aos costumes sejam "impostas" ao país.

Leia mais:Ricardo Vélez Rodríguez assume MEC e diz que governo combaterá 'marxismo cultural'