(61) 3963-4555

MEC publica portaria que regula emissão de diploma digital

O Ministério da Educação publicou nesta terça-feira, 12, a Portaria nº 554, que regulamenta o registro e a emissão de diploma digital pelas instituições de ensino superior que compõem o Sistema Federal de Ensino. Esta é a segunda portaria que trata sobre o diploma digital e visa proporcionar às mais de 2,4 mil instituições o passo a passo para implementar o novo formato.

Leia mais:MEC publica portaria que regula emissão de diploma digital

Avaliadores do BASis especializados nos instrumentos anteriores a 2018 terão nova capacitação

Cerca de 600 integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) foram convocados para compor as novas salas de capacitação montadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na Plataforma Moodle. A capacitação tem início nesta quinta-feira, 21 de fevereiro. A Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES) promoverá, inicialmente, cinco salas de capacitação direcionadas à primeira turma do BASis, que é composta por integrantes vinculados aos instrumentos de avaliação anteriores à 2018.

Leia mais:Avaliadores do BASis especializados nos instrumentos anteriores a 2018 terão nova capacitação

Ministérios da Educação e da Justiça assinam acordo para investigar 'indícios de corrupção' no MEC

Em comunicado, MEC afirmou que acordo é 'marco inicial' de uma 'ampla investigação interministerial' sobre possíveis atos de corrupção em programas da pasta.

O Ministério da Educação anunciou, na tarde desta quinta-feira (14), o início de uma "ampla investigação interministerial" de indícios de corrupção em ações da pasta. Em um comunicado, o MEC afirmou que o ministro Ricardo Vélez Rodríguez assinou um "protocolo de intenções" com o Ministério da Justiça para "apurar indícios de corrupção, desvios e outros tipos de atos lesivos à administração pública no âmbito do MEC e de suas autarquias nas gestões anteriores".

Leia mais:Ministérios da Educação e da Justiça assinam acordo para investigar 'indícios de corrupção' no MEC

Prouni 2019 divulga o resultado da segunda chamada; veja como consultar

Candidatos terão até o dia 27 de fevereiro para entregar documentos que comprovem o cumprimento dos requisitos e, assim, garantir a matrícula.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta (20) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2019.

Leia mais:Prouni 2019 divulga o resultado da segunda chamada; veja como consultar

Inep recebe interposição de recursos das solicitações de dispensa do Enade 2018 até 22 de fevereiro

Estudantes e Coordenadores de Curso têm até 22 de fevereiro para apresentarem interposição de recurso diante do indeferimento ou ausência de análise das solicitações de dispensa de prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. O período para essa ação foi aberto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira, 4 de fevereiro. Conforme o item 20.2.11 do Edital do Enade, para todas as solicitações de dispensa indeferidas cabe interposição de recurso ao Inep, por iniciativa do estudante ou do Coordenador, exclusivamente pelo Sistema Enade.

Leia mais:Inep recebe interposição de recursos das solicitações de dispensa do Enade 2018 até 22 de fevereiro

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Credenciamento de instituições será revisado e aprimorado

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Regulação e Supervisão Superior (Seres), identificou a necessidade de revisar os processos de credenciamento de novos polos de apoio presencial para cursos de Educação a Distância (EaD). A preocupação se dá pelo expressivo crescimento do setor, que em apenas dois anos aumentou mais de 120%.

Leia mais:EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - Credenciamento de instituições será revisado e aprimorado

Nova gestão do Inep discute Programa de Modernização do Instituto

As propostas e a metodologia do Programa de Modernização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram apresentadas nesta quarta-feira, 30 de janeiro, na sede da autarquia, em Brasília (DF), para os diretores e coordenadores. O presidente do Inep, Marcus Vinícius Rodrigues, apresentou seis programas com foco em ações estratégicas, operacionais, comportamentais e estruturais. O objetivo do Programa de Modernização é garantir que o novo modelo de transformação organizacional apresentado seja implantado de forma conjunta entre os especialistas e gestores do Inep. A base será a  formação, o compartilhamento de tecnologias e de conhecimentos.

Leia mais:Nova gestão do Inep discute Programa de Modernização do Instituto