Fies vai voltar a atender cursos com mensalidade de até R$ 7 mil, anuncia MEC

Valor máximo que um contrato de financiamento poderia ter era de R$ 30 mil por semestre; mas, a partir do segundo semestre, ele vai ser 40% maior, para R$ 42 mil por semestre, ou R$ 7 mil por mês.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) voltou a aumentar o limite máximo do valor de mensalidades para estudantes poderem fechar um contrato de financiamento, segundo anunciou nesta quarta-feira (6) o ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva. Em entrevista a jornalistas em Brasília, ele divulgou as mudanças aprovadas na reunião desta terça (5) pelo Comitê Gestor do Fies, composto por representantes de vários ministérios.

A partir do segundo semestre, a adesão dos estudantes vai contemplar cursos com mensalidades de até R$ 7 mil, ou R$ 42 mil por semestre. No primeiro semestre, o limite era de R$ 30 mil, o que permitia que apenas cursos com mensalidade de até R$ 5 mil pudessem participar do financiamento. Segundo Rossieli, isso acabou excluindo estudantes interessados em cursos de medicina.

Conhecido como "teto da semestralidade", esse limite de R$ 42 mil já existia no antigo modelo do Fies, mas foi reduzido no lançamento do Novo Fies, segundo ele, em nome da "sustentabilidade" do programa.

Reportagem do G1 com dados obtidos pela Lei de Acesso à Informação mostrou que, em fevereiro, 54% dos contratos do Fies que já estavam na fase de amortização (pagamento por parte dos estudantes) tinham pelo menos um dia de atraso no pagamento de parcelas.

De acordo com o ministro, as mudanças anunciadas nesta terça valem apenas para a modalidade 1 do Novo Fies e para o segundo semestre. As inscrições começam em julho, ainda sem data definida.

No primeiro semestre, o ministro disse que 35.866 estudantes fecharam novos contratos de financiamento do Fies 1, e outros 16.351 estão em fase de tramitação do contrato para vagas remanescentes. O prazo para o fechamento dos contratos termina no dia 25. Segundo o MEC, o Novo Fies, na modalidade 1, tem verba para cerca de 100 mil novas vagas no ano de 2018, incluindo os dois semestres. Considerando todas as três modalidades, 155 mil novos contratos já foram fechados no primeiro semestre, e a estimativa é oferecer 310 mil vagas neste ano.

FONTE: https://g1.globo.com/educacao/noticia/fies-vai-voltar-a-atender-cursos-com-mensalidade-de-ate-r-7-mil-anuncia-mec.ghtml