(61) 3963-4555

ENADE - Questionário do Estudante já pode ser preenchido por estudantes do último ano

A partir desta segunda-feira, 2 de setembro, os estudantes inscritos na condição de concluintes habilitados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2019 podem acessar o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e responder ao Questionário do Estudante. O documento faz parte do processo avaliativo do Enade e o seu preenchimento é obrigatório.

O objetivo do questionário é coletar informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Enade, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação do estudante. O questionário deve ser preenchido até 21 de novembro por todos os concluintes inscritos, mesmo os que pretendam solicitar dispensa da prova. O estudante concluinte que não preencher o instrumento ficará irregular junto ao Enade e, mesmo que cumpra todas as outras obrigações do exame, não poderá colar grau.

O estudante só poderá responder ao questionário pela internet, exclusivamente no Sistema Enade. Para isto, é preciso que o participante realize seu cadastro no portal do Inep e gere a senha que será utilizada para fazer todo acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova e a conferência do resultado individual.

Enade 2019 – As provas serão aplicadas em 24 de novembro, com duração de quatro horas. As provas de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas são compostas por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico. As questões discursivas do componente de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os conteúdos avaliados no componente específico estão listados nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do Inep.

FONTE: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/id/6724842