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Estudos buscam soluções para evitar a evasão de alunos

evasão de alunos nas universidades, principalmente nos cursos a distância, é um dos desafios do ensino superior brasileiro. Para evitar o abandono, três grupos estudaram o tema e desenvolveram ferramentas que podem auxiliar as instituições.

O grupo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, do pesquisador Ricardo Marcacini, desenvolveu o trabalho com base em dados que a instituição colhe dos estudantes para predizer quais aqueles que correm maior risco de evasão. “A ideia é olhar para comportamentos e padrões de estudantes que já desistiram no passado e ver se os estudantes matriculados estão no grupo de risco de evasão da universidade”.

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Última reunião de transição de governo é realizada no MEC

Foi realizada nesta quinta-feira, 20, a última reunião de transição de governo no Ministério da Educação. Estiveram presentes o atual ministro, Rossieli Soares, e o futuro, Ricardo Vélez, além de integrantes das secretarias e autarquias que compõem a pasta. Foram em torno de 120 horas de trabalho conjunto, distribuídas em 17 reuniões realizadas nos últimos três meses entre as equipes. 

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MEC e Inep divulgam resultados do Enade 2017 e Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 9 de outubro, em Brasília (DF), juntamente com um perfil dos participantes da edição.

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Conceitos dos cursos de graduação e das Instituições de Educação Superior estão disponíveis para consulta

Apenas 9,5% dos cursos de bacharelado e licenciaturas em Ciências Exatas e dos cursos superiores de tecnologia em Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Industrial tiveram desempenho nas faixas 1 e 2, no Conceito Preliminar de Cursos (CPC). Outros 38,3% ficaram acima nas faixas 4 e 5. A maioria dos cursos brasileiros nessas áreas, 52%, estão na faixa 3. Esse Indicador de Qualidade da Educação Superior calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) observa quatro dimensões para avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Já o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), indicador de qualidade que avalia as Instituições de Educação Superior, registrou 13,5% das IES nas faixas mais baixas, 66% na média e 20,5% nas faixas superiores.

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MEC propõe discussão sobre base do ensino médio em todas as escolas no dia 2 de agosto

Governo quer envolver professores no processo de construção da base do ensino médio iniciado em abril; documento vai nortear o que deve ser ensinado nas escolas

o dia 2 de agosto as aulas nas escolas do ensino médio da rede pública serão suspensas para que os professores discutam e façam sugestões à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. Os docentes das escolas particulares também estão sendo convidados a participar. O movimento chamado de "Dia D" foi lançado nesta terça-feira (24) pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

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Emissão e registro de diplomas de graduação terão novas regras

O Ministério da Educação publicou, no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 26, a portaria nº 1.095, que apresenta novas regras para a expedição e o registro de diplomas de cursos de graduação. O objetivo é mitigar o risco de fraudes e conferir maior segurança nos procedimentos internos das instituições de educação superior, que terão um prazo de 180 dias para se adequar às novas regras.

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Recompra de título do Fies exige regularidade previdenciária, decide Gilmar

O Supremo Tribunal Federal já definiu, na ADI 2.545, que é preciso demonstrar estar em dia com a Previdência Social para fazer o resgate antecipado de dívida emitida em favor do Fies, o fundo de financiamento para estudantes universitários. Com esse entendimento, o ministro Gilmar Mendes deferiu pedido de liminar para manter a necessidade de demonstração de regularidade previdenciária como condição para que uma empresa faça a recompra de títulos do Fies.

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