CAPES apresenta ações e políticas a Conselho Nacional

Sistema Nacional da Pós-Graduação e programas estratégicos foram a pauta

Benedito Aguiar, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), participou da abertura da 20ª reunião virtual do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), nesta terça-feira, 27. O Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) foi um dos temas abordados pelo gestor, assim como os programas estratégicos lançados em 2020.

Aguiar falou sobre a necessidade de se pensar uma agenda para atender à sociedade: “naturalmente, precisamos formar mestres e doutores no País, mas o grande desafio é saber como formar pessoas para os vários setores organizados da sociedade que exigem profissionais altamente qualificados e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”.

Conforme explicado pelo presidente, a CAPES hoje trabalha uma política de “valorização, crescimento e incentivo a programas que atendam a demandas estratégicas de cada região do País”. A exemplo disso, citou os recentes Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) nos Estados e o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal. “Nossas políticas apontam,  sobretudo, para o que é estratégico para o País e cada região tem a sua área prioritária”, afirmou.

Ao término, Benedito Aguiar colocou a Coordenação à disposição para “discutir como reduzir as assimetrias e definir como o SNPG pode contribuir no todo, respeitando as particularidades de cada região e em cada área específica a ser considerada”.

(Brasília – Redação CCS/CAPES)

FONTE: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-apresenta-acoes-e-politicas-a-conselho-nacional