CAPES – Avaliação de Cursos Novos divulga resultado

Instituições podem pedir reconsideração até 12 de setembro.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) anunciou o resultado da avaliação de pedidos de novos cursos de pós-graduação. As propostas foram analisadas pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES entre os dias 10 e 12 de agosto.

Pela Plataforma Sucupira é possível pedir reconsideração do resultado, para as propostas deliberadas em primeira análise, até 12 de setembro. Conforme a Portaria nº 33 de 2019, o pedido deve incluir a homologação da pró-reitoria.

APCN

A Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN) é a primeira etapa para a criação de um curso de mestrado ou doutorado no Brasil. Para cadastrar propostas, as instituições devem usar a Plataforma Sucupira. Após a publicação do resultado definitivo pela CAPES, a documentação do futuro curso segue para a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE). O último estágio é a homologação pelo ministro da Educação.

CTC-ES

O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) é um órgão colegiado da CAPES que propõe critérios e procedimentos para o acompanhamento e a avaliação da pós-graduação e dos programas executados pela Coordenação, no âmbito da educação superior. O conselho colabora na elaboração da proposta do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).

Integram o CTC-ES os diretores de Avaliação, Programas e Bolsas no País e Relações Internacionais da CAPES, representantes das três grandes áreas do conhecimento, um membro da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e um representante do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Graduação (FOPROP).

FONTE: http://www.capes.gov.br/36-noticias/10498-avaliacao-de-cursos-novos-divulga-resultado