Nesta sexta-feira (22), o MEC anunciou a prorrogação das inscrições. Data da provas também foi adiada por causa da pandemia de coronavírus.
O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 passou de 5,5 milhões na noite desta sexta-feira (22), segundo o ministro da Educação, Abraham Weintraub. As inscrições para a prova foram prorrogadas para até 23h59 de quarta-feira, 27 de maio. A princípio, pelo cronograma inicial, o processo terminaria às 23h59 desta sexta.
Pouco antes do anúncio da prorrogação do prazo de inscrição, candidatos relataram problemas durante o processo como: tela travada em uma das etapas; boleto bancário não gerado; e pagamento da taxa de inscrição não confirmada.
As datas de realização do exame, marcado inicialmente para novembro, também foram adiadas, “de 30 a 60 dias”, por causa da pandemia do novo coronavírus. Uma enquete com os participantes deverá definir quais serão os novos dias.
Em publicação feita em uma rede social neste sábado (23), Weintraub disse que 5.501.768 candidatos se inscreveram para a prova de 2020. Deste total, 5.400.668 optaram pela prova impressa; e 101.100, pela avaliação digital.
O número parcial de inscritos para a avaliação de 2020 já é maior que o total de pessoas que se candidataram em 2019. No ano passado, o Enem registrou 5.095.308 de candidatos — menor número de inscritos desde 2010.
Dificuldade de acesso à internet
Segundo o Inep, a prorrogação das inscrições ocorre após uma reunião da instituição com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), na manhã desta sexta. “O Inep está atento a todas as manifestações da sociedade e do poder público”, informou.
Na quinta-feira (21), o conselho havia enviado um ofício ao Inep pedindo que as inscrições fossem prorrogadas até junho. Entre as justificativas, estava a dificuldade de acesso à internet de parte dos estudantes da rede pública de ensino, já que eles estão afastados das escolas devido à pandemia.