Robô virtual desenvolvido pela UFPB tira dúvidas sobre coronavírus

 

Disponível no site do hospital universitário da Paraíba, plataforma simula conversa humana

Vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), disponibilizou em seu site um robô virtual que fornece informações sobre prevenção e sintomas do novo do coronavírus, por meio de conversas on-line. Desenvolvida pelo Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da UFPB, a ferramenta pode ser acessada aqui.

Trata-se de um software que gerencia trocas de mensagens, simulando uma conversa humana. Ao atender os internautas, o assistente virtual tem objetivo de medir o grau de conhecimento das pessoas e compartilhar informações oficiais dos órgãos competentes, como o Ministério da Saúde.

ferramenta de inteligência artificial começou a ser produzida no fim de abril deste ano e foi testada por vários grupos de pessoas antes de ser colocada à disposição da comunidade.

Para o gerente de Ensino e Pesquisa do HULW, professor ngelo Melo, o robô virtual é um aplicativo que cumpre um papel de prestação de serviço à sociedade. “Ele fornece informações fidedignas do Ministério da Saúde, além de combater as fakes news que estão se proliferando nas redes sociais e desinformando a população. Esse é mais um serviço que é ofertado à população da Paraíba pela parceria UFPB e HULW”, afirma.

Quanto maior a interação do público com o Dr. Labimec, apelido do robô virtual, menos erros serão cometidos por ele. “A ideia é que a população possa tirar algumas dúvidas gerais antes de buscar atendimentos específicos. A avaliação da Equipe Labimec é positiva e temos acompanhado um número elevado de interações”, afirmou Besarria.

Rede Ebserh – Desde os primeiros anúncios sobre a Covid-19, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem trabalhado em parceria direta com o Ministério da Saúde.

A Ebserh monitora a situação no país e em suas unidades, realiza treinamento de funcionários e promove webaulas.

FONTE: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/robo-virtual-desenvolvido-pela-ufpb-tira-duvidas-sobre-coronavirus